A realização de percursos em Natureza obedece a um conjunto de regras ou normas de conduta, algumas de cariz legal; outros de matriz cívica.
Relembramos que é interdito, por Lei (Portaria 651/2009) perturbar, seja de que forma for, a vida selvagem, recolher plantas, animais, fungos ou amostras geológicas, deixar lixo no chão, invadir propriedade privada sem prévia autorização ou fazer lume.
Os participantes devem, igualmente, ser o mais discretos possíveis, não fornecer alimentos aos animais selvagens, observá-los à distância; informar, caso observem situações anómalas, o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA), o ICNF ou os guias.
Paralelamente às normas de conduta por imperativos legais, a YOUTREK tem um código de conduta, com o objectivo de potenciar ao máximo o relacionamento entre os diversos participantes:
– A YOUTREK pretende que todas as suas actividades decorram em ambiente informal, sendo que essa informalidade não deve ser confundida com qualquer tipo de atitudes ou comportamentos tidas como inaceitáveis.